Dúvidas sobre Amanhecer (Final)


By Stephenie Meyer

Como você se sente sobre a polemica de Amanhecer?

Faz-me triste, claro, mas eu estava esperando por ela. O negativo foi mais do que eu estava preparada, mas isso foi porque o livro vendeu muito mais exemplares do que eu esperava. Foi maior do que eu pensei que seria em ambos os lados: positivos e negativos.

É inevitável que, quanto maior fica o seu público, será maior o grupo que não gostam do que está lendo. Porque nenhum livro é um livro bom para todos. Cada indivíduo tem seu próprio gosto pessoal e experiência, e é por isso que há uma variedade tão grande de livros nas prateleiras. Há muitos livros populares que eu não gosto. Por outro lado, há livros que eu adoro e que ninguém parece preocupar-se. A surpresa para mim é que tantas pessoas fazem como meus livros. Eu escrevi para um público muito específico, e assim não havia nenhuma garantia de que qualquer outra pessoa no planeta, além de mim poderia apreciá-los.

Quando eu publicar um livro, eu sei que não vai ser adequado para cada pessoa que leia. Com Amanhcecer, a expectativa era tão grande e tão intensa que eu sabia que a reação negativa seria especialmente ruim neste momento. No final, é apenas um livro. Nenhum livro, álbum, filme, programa de TV, ou qualquer outro tipo de entretenimento pode atender a esse nível de expectativa. Ah, pode fazê-lo para algumas pessoas, pode ser exatamente o que estavam procurando. Mas sempre existirá um outro grupo que estava à procura de algo mais.

É uma coisa difícil ter pessoas descontentes com você, mas não há nada que eu possa fazer. Se eu pudesse voltar no tempo, sabendo tudo o que sei agora, e escrever a série de novo, eu ia escrever exatamente a mesma história. (A escrita seria melhor, embora a prática leve à perfeição.) Esta é a história que eu queria escrever, e eu amo Amanhecer. É tudo O que eu queria no último romance da minha saga. A reação das pessoas não muda.
.................................................................................................................................................................
Eu ouvi dizer que você pensa que Amanhecer deve ser de dois filmes. Por quê? Além disso, seria impossível de filmar. O que significa isso?

Se as páginas de Amanhecer nunca foram feitas em um filme, é difícil imaginá-lo caber em noventa minutos. O livro é tão longo! Eu não posso imaginar como ele pudesse destilar-se, o livro seria mais curto. Mas talvez um guionista possa ver uma maneira de fazer isso e ainda cobrir os pontos cruciais.

Quando eu disse que Amanhecer pode ser impossível para o cinema, é por causa de Renesmee. Você pode fazer quase qualquer coisa hoje em dia, dragões realistas, dinossauros e quantidades infinitas de criaturas que não existe, direito em combinação com os elementos reais. Alguns deles parecem tão reais que você se esqueça que não são. No entanto, a única coisa que eu nunca vi é um ser humano que realmente parece real. Uma atriz não pode interpretar Renesmee, pelo menos não quando ela tem poucos dias de idade, ela é do tamanho de um bebê, mas suas expressões são totalmente controladas e conscientes. Ela teria que ser uma construção. Claro, eles desenvolvem novas tecnologias incríveis todos os dias, e nós temos um pouco de tempo.
.................................................................................................................................................................
Bella é uma anti-heroína feminista?

Quando eu ouvi ou li as teorias sobre Bella ter um caráter anti-feminista, essas teorias são geralmente basiadas em suas escolhas. No início, ela escolhe o amor romântico sobre todo o resto. Eventualmente, ela opta por se casar em uma idade precoce e, em seguida, optar por manter um bebê inesperado e perigoso. Eu nunca quis que suas escolhas da ficção fossem um modelo para ninguém na vida real. Ela é uma personagem de uma história, nada mais ou menos. No topo do que, isto não é ficção mesmo realista, é uma fantasia com vampiros e lobisomens, de modo que ninguém poderia fazer sempre suas escolhas exatas. Bella escolhe as coisas de forma diferente como eu faria se estivesse no lugar dela, porque ela é um tipo muito diferente de pessoa que eu sou. Além disso, ela está em uma situação que nenhum de nós tenha estado, porque ela vive em um mundo de fantasia. Mas fazer suas escolhas faz dela um exemplo negativo de capacitação? Para mim, pessoalmente, eu não penso assim.

Na minha opinião, a fundação do feminismo é esta: ser capaz de escolher. O núcleo do anti-feminismo é, pelo contrário, dizendo a uma mulher que ela não pode fazer algo apenas porque ela é uma mulher, de tomar qualquer escolha longe dela especificamente por causa de seu gênero. "Você não pode ser um astronauta, porque você é uma mulher. Você não pode ser presidente porque você é uma mulher. Não é possível executar uma companhia porque você é uma mulher." Todos esses opressores.

Uma das coisas estranhas sobre o feminismo moderno é que algumas feministas parecem estar colocando seus próprios limites nas escolhas das mulheres. É como se você não pudesse escolher a família em seus próprios termos e ainda ser considerada uma mulher forte. Como é que habilita? Existem regras sobre se, quando e como podemos amar ou casar-se e se, quando nós poderemos ter filhos? Existem postos de trabalho que pode e não pode ter para ser um "verdadeiro" feminista? Para mim, essas limitações parecem anti-feminista no princípio básico.

Eu acho que dezoito é uma boa idade em que se casar? No entanto, Bella é limitada pelas circunstâncias fantásticas que eu nunca tive que lidar. A pessoa que ama tem fisicamente dezessete anos, e ele não vai mudar. Se ela e ele vão estar em pé de relacionamento saudável, a idade dela não poderá ir muito além da dele. Além disso, o casamento é realmente um compromisso insignificante comparado a desistir de sua mortalidade, por isso é engraçado para mim que algumas pessoas penduraram em um e não outro. Dezoito é jovem demais para desistir de sua mortalidade? Para mim, qualquer idade é muito jovem para isso. Para Bella, foi o que ela realmente queria para sua vida, e não era uma fase que ela estava parando de crescer. Então eu não tenho problemas com a sua escolha. Ela é uma pessoa forte, que tem persistência e determinação.
.................................................................................................................................................................
O que você vai fazer a seguir? Vai continuar com o universo Crepúsculo?

Acho que preciso de uma pausa de vampiros. Neste ponto exato de tempo, eu não sinto que vou voltar para Forks. No entanto, eu também não me sinto confortável em dizer às pessoas o que eu tinha planejado para mais romances. Talvez uma parte de mim está protegendo esses segredos porque eu não estou pronta para deixar os meus vampiros para trás. Ou talvez seja apenas um hábito de cinco anos de sigilo obrigatório. Tenho certeza que será um pouco antes de eu descobrir qual é a verdadeira razão. As coisas vão provavelmente ser mais claras depois que eu ficar longe das histórias por um tempo.

Fonte: Fonte: http://www.stepheniemeyer.com/bd_faq.html

5 comentários:

Yanna disse...

Amei essa reportagem...
vc tem bons contatos...vou publica-la nomeu tbm tá??
Mais pode deixar que vou colocar seu blog cmo fonte e reconhecer seus méritos...
bjs.

rosállia disse...

Pelo amor de Deeeeuuusss...
eu sou compreenssiva...mas queria mt q a Stephenie tmbm fosse. Todo mundo louco por mais livros e ela negando essa prazer a tds os leitores, fãs e tal que contentemente contribuiram...pera ai...contribuiram nao...nós...os fãs...somos a causa desse sucesso. Não estou querendo ser chata nem insencivel, mas s nao fosse por nós comprarmos os livros, nada disso teria acontecido. è claro, lógico, óbvio que a saga é incrivel e a Stephenei é uma gênia da lituratura e ela soube dar voz a sua criatividade com louvor. Só acho muito chato essa coisa de ficar negando a td mundo mais livros. Todo mundo quer ler versões de todos os livros pela perspectiva do Edward. Não estou dizendo que a autora fez por dinheiro, porque é clara a paixão dela pela saga e pelos fãs, mas com certeza os livros na versão do Edward seriam um sucesso muuuuuuito maior que os que ja foram lançados, que diga-se de passagem, são os melhores e mais incriveis livros que eu ja li. Acho que só o Lua nova e o Eclipse eu já mais de 20 vezes, pois são os meus preferidos. Então vai um alerta para a Stephenie: Querida, a gente ama a sua saga e respeitamos o tempo que você precisa para se preparar novamente, mas por favor, acalme nossos nervos e diga que você escreverá mais livros na persctiva do Edward...pleeaasseeeeee...


beijokass

Rayssa disse...

Nós amamos a Saga Crepúsculo
e eu acho que se Bella e Edward são Eternos (imortais) os filmes e os livros tambem deveriam ser! xD
s2
by:Rayssa Cullen'

Unknown disse...

Geeenteee que de-mais! Nossa, como vcs conseguiram essa entreveista?
Olha, eu concordo, os livros não deveriam acabar ainda, mas se depender da gente, a Stephenie ía ter que ressucitar para continuar escrevendo mais e mais livros da Saga, e um dia ia acabar mesmo... Aiiii que raiva, eu quero maiis! Mais livros, pois adoro Edward e Bella, e mais filmes, pois amo Robsten! Pessoas, eu só queria a opinião de vcs pra uma coisinha: como é que o Edward conseguia ficar perto da Bella quando ela estava menstruada? Sério, isso me deixou pensando, mas não sei como ele aguentava kkkk
Bjooooos enormes pra tdoos

Sinistro disse...

Eu gostei mais do Crepúsculo e do amanhecer não que eu não gostei de algumas partes do Elipse da Lua nova
Eu fiz uma poesias.