Jordan Scott revela por que está processando Stephenie Meyer

26 de agosto de 2009

Jordan Scott de 21 anos, disse á MTV News que não procura publicidade ao processar a autora de “Crepúsculo”.

“Não penso que seja uma coincidência. Isto não é sobre vampiros, mas é sobre os eventos do livro” disse ela. “Desde as personagens principais a casarem-se e a descrição da cerimonia, os sentimentos que as personagens passam, a cena na praia, a gravidez e a discussão sobre ser um menino e dar-lhe um nome estranho e o marido ter que cortar para tirar o bebé, a mulher a tossir sangue… não são coisas que se costumam ver no gênero vampírico. ”

O advogado Tom J. Feber que é especializado em plágio, e que não esta envolvido no caso, disse que com base na sua leitura do processo, não está claro se Scott tem um argumento solido. “Tu podes ter muito mais semelhanças do que as descritas no processo e ainda não ter nenhuma infração da lei a menos que for um caso de plágio” disse Ferber, que é especialista no assunto há 27 anos e concordou em rever a queixa a pedido da MTV News.

“Falar sobre muitas flores, ou de um vestido bonito, ou sexo depois do casamento… são cenas normais, claro que irias ter a consumação depois do casamento” disse ele. “Não sei o que há de especial sobre a praia, já que é um lugar romântico. Os três exemplos citados como semelhanças não são coisas marcantes… eu esperaria mais contexto e discussão dos personagens chave e do enredo.”

“The Nocturne” nunca foi formalmente publicado, Scott explicou que por enquanto não foi publicado até 2006, ela pediu um processo de proteção dos direitos de autorais do livro desde 2003 quando começou lentamente a postar capítulos e trechos do livro para os seus seguidores da internet.

Hachette negou veemente as acusações do caso e disse que a alegada semelhança entre o livro de Meyer e a historia online de Scott estão “totalmente desprovido de substância” explicando que é indiscutível o facto de que “Amanhecer” foi baseado na sequência original de “Crepúsculo”, “Forever Dawn”, que foi escrito em 2003 e registrado no U.S. Copyright Office em janeiro de 2004.

Feber disse que uma das questões-chave, se o caso for para julgamento, é se “The Nocturne” – que está disponível em lojas online e no webiste de Scott – foi distribuído pelo mundo, e se chegou a lugares nos quais poderíamos supor que Meyer tenha tido acesso? “Se não tem disponibilidade de esse livro ter esse acesso, então todas as semelhanças não dariam um caso de plágio a menos que existam provas da cópia” disse ele.


O advogado de Scott, Craig Williams, disse que a denúncia contém elementos suficientes de provas para permitir que o defensores “compreendam a gravidade das acusações que estão a ser feitas” e que algumas das questões de Feber seriam respondidas mais tarde.

Quando lhe perguntaram se ela acha possível que Meyer tenha visto ou lido “The Nocturne” enquanto estava a trabalhar em “Crepúsculo”, Scott disse, “Eu acho que é uma grande possibilidade” Quando os amigos começaram a apontar as semelhanças entre o seu livro e “Amanhecer”, Scott – que disse que nunca leu nenhum dos livros da saga “Crepúsculo” e nem viu o filme – disse que olhou para “Amanhecer” e pensou que eram muitas semelhanças para ser uma coincidência. Isso levou-a a fazer a carta do processo na quarta feira.

“Parece que ela o usou [The Nocturne] como modelo… não sei se ela leu cada capitulo quando estava a escrever os seus próprios capítulos, mas as semelhanças estão lá. “disse Scott, comentando também que os dois livros acontecem em épocas diferentes. “Espero que eu possa ter reconhecimento do meu trabalho e ter uma admissão dela. Eu não quero o dinheiro… no próximo ano, acabo a escola e quero escrever guiões de filmes.”

A próxima paragem para Scott é um guião baseado em “The Nocturne”, e também um thriller político e de ficção, um drama policial e quem sabe a possibilidade de um encontro no tribunal.

Fonte: http://www.twilightbrasil.net
................................................................................................................................................................
leia mais:

  • Quarto filme da série Crepúsculo é oficializado

  • Eclipse já em rodagem

  • Terceiro filme da saga 'Crepúsculo' anuncia novo ator

  • Ator de "Crepúsculo" é eleito o mais sexy do mundo

  • Autora de "Crepúsculo" é acusada de plágio por quarto livro
  • Nenhum comentário: